Como pintar a óleo, em 04 passos.

etapas da pintura a óleo, alla prima

Como pintar a óleo em 04 passos.

Já mencionei em um outro post que tenho predileção pela pintura indireta, ou seja, aquela que é feita em camadas sobrepostas. Mas para alguns temas, as pinceladas expressivas e espontaneas da pintura direta (ou Alla Prima) pode ser bem mais conveniente, como foi o caso dessa série de pelúcias que pintei para o meu filho há alguns anos atrás.

As etapas da pintura direta:

Passo 01:

pintura a óleo passo a passo
Sobre a tela tonalizada com um cinza claro, fiz o esboço a carvão das formas principais do nosso ursinho de pelúcia. Uma outra possibilidade para essa etapa seria utilizar o própio pincel com a tinta bem diluída em terebintina.

Passo 02:


pintura a óleo passo a passo
Iniciei pelas sombras mais escuras, nessa etapa eu costumo evitar a todo custo o uso do branco, pois este poderia dar uma característica "leitosa" a base, o que torna mais difícil a sobreposição das outras cores que virão. O uso de pincéis de cerdas mais rígidas ajudam a deixar as pinceladas mais "marcadas".

Passo 03:

pintura a óleo passo a passo
Depois das sombras mais escuras, é hora de inserir os "meios tons". Observe como a nova etapa se sobrepõe a primeira. 
Ainda que haja alguma variedade de tom, a ideia nessa etapa é preencher toda a figura e excluir o branco da tela, o que vai te ajudar para a próxima etapa.

Passo 04, final:

pintura a óleo passo a passo
Por fim é hora de acrescentar os tons mais claros e os mais escuros, indo até os dois extremos acrescentando os pormenores. É nessa etapa em que trabalhamos as arestas, deixando-as mais rígidas ou difusas, levando em conta o que deseja destacar da figura. Note como a sombra projetada na parede atrás do urso ficou bem difusa.

Em breve farei alguns vídeos ilustrando melhor esse processo.
os quatro passos da pintura alla prima

Outras pinturas dessa série:

pintura alla prima

pintura alla prima

pintura alla prima
Até a próxima!

Comentários