Alla Prima ou Pintura em Camadas?

Meu primeiro dilema nesse recomeço foi decidir sobre qual abordagem adotar na produção das pinturas, e apesar de existirem muitas possibilidades, acredito ser possível resumir as opções entre Alla Prima e Pintura em Camadas, ou seja, aquela pintura feita numa única sessão, ou uma pintura feita em várias sessões, onde uma camada é aplicada sobre a outra para se obter determinados efeitos.
Retrato a óleo Rita de Cássia

Closet pintura a óleo

Atelie de pintura


Ainda não é o momento de entrar nos pormenores da técnica, até por que, ainda estou testando o que consigo realizar vs o efeito que pretendo alcançar, e isso implica em encarar diretamente minhas limitações e focar nos pontos de melhoria. Um processo lento, trabalhoso e muito cansativo as vezes, mas ainda assim, prazeroso.
Pintura de retrato a óleo Ayanne Letícia

Detalhe pintura de retrato

Detalhe Pintura a óleo

Nessas últimas semanas produzi muito menos do que esperava, parte disso devido a readaptação ao processo, o cansaço após um dia de trabalho e as horas espremidas do fim do dia, esses tem sido meus grandes desafios iniciais, mas tenho sentido alguma evolução na minha capacidade de perceber as formas e manusear o material, ciente da minha necessidade de melhorar a representação das cores do modelo...
Pintura a óleo

Quanto ao título do post, concluí que me saí melhor quando trabalhei em camadas, e focarei minha energia nessa direção. Essa semana iniciarei alguns retratos, e espero em breve compartilhar o andamento deles por aqui.

Até breve!

Comentários